Seguem notícias e aventuras deste casal de Campinas vivendo na Europa. :-)
Esta semana transcorreu tranqüila após o final de semana anterior ter sido passado aqui em Bruxelas. Para este final-de-semana a previsão era de chuva
Como estamos no verão e não tínhamos compromissos inadiáveis, decidimos por ir até Colonia na Alemanha. Apesar de soar "longe" e "esnobe", a viagem é muito mais simples do que vocês imaginam! Trata-se de apenas 200 Kms de estrada muito boa e sem pedágios - com combustível pago pela minha empresa, logo "Big Deal"!
Para aproveitar mais e evitar muitas canseiras resolvemos ficar em um Ibis de lá! Preço normal e justo!
A viagem foi excelente - com um pouco de chuva no início porém um tempo muito bom em grande parte de nossa estada. Fomos surpreendemente sortudos com a escolha da data e da cidade, já que neste final de semana havia uma grande festa em Colonia com o povo todo nas ruas bebendo e comemorando. Sabe até aquela velhinha que usa bengalas, que arrasta uma perna, que só "chupa" o bife pois não tem mais dentes para comê-lo? Sim, até ela estava tomando uma ceva. A população reuniu-se toda em torno do leito do Rio Reno. As margens e as pontes estavam totalmente tomadas...o povo levou cadeiras, cerveja, petiscos, cerveja, bandeirinhas da Alemanha e cerveja! :-)
Foi uma festa muito bonita - com o povo todo "instalado" em torno do rio já ás 15 horas, sendo que o auge da festa seria somente ás 23 horas. Havia um grande palco com umas bandas tocando e telões espalhados pelo recinto. O comércio era variado, vendendo souvenirs, cerveja, comida e outros itens mais. Tinha até uma barraca de batidas brasileiras vendendo caipirinha, mojitos, cuba libre - enfim tudo que é Brasileiro (ao menos na cabeça do Europeu). :-)
Foi uma experiência muito agradável - não vi nenhuma briga...apesar de toda a bebida que circulava nos copos e nas cabeças. Claro que você percebe algumas pessoas alteradas de bebida....algumas alteradas com o comportamento das demais - mas nenhuma chegando ás vias de fato. Havia grupinhos de homens bebendo e procurando mulher...e grupinhos de mulheres bebendo procurando homem. Se pusesse chapéu em todo mundo, o negócio virava um Barretão! :-)
Tudo isso se passava próximo ao Rio Reno e ao lado da Catedral de Colonia - uma das mais imponentes e bonitas igrejas que já vi. Quase no nível da Sagrada Família de Barcelona e maior que a Notre Dama de Paris.
Curtas de Colonia
1) Apesar de eu sempre ter aprendido que "Água de Colonia" era cheirosa, quando abri a torneira do hotel a água que saiu foi inodora mesmo. :-)
A história da Água de Colonia é de lá mesmo....o perfume foi criado lá por um italiano.
http://en.wikipedia.org/wiki/Eau_de_Cologne
2) Lá em Colonia o povo é chegado em um salsichão mesmo! Comprei um hot-dog e percebi que o pão era um mero "aparador de salsicha" (frase da Amanda) :-)
3) A cidade é grande e bonita! A impressão causada foi muito boa!
4) Aparentemente os serviços (atendimento em lojas, bares, restaurantes) em Colonia são melhores que os daqui de Bruxelas. O povo pareceu mais cortes e mais educado...muitas vezes até sorridente! Claro que tiveram algumas caras feias mas foram poucas.
5) Colonia é a 4a. maior cidade da Alemanha em tem em torno de 1 milhão de habitantes. Mais informações? http://en.wikipedia.org/wiki/Cologne
6) No caminho passamos pela Holanda para chegar a Alemanha. Sem qualquer tipo de fiscalização ou cancelas entre os países. Deve haver mais controle nas fronteiras SPxMG e SPxMS do que entre BELxNED e NEDxGER.
7) Pegamos alguns trechos de estrada na Alemanha onde não havia limites de velocidade. Tudo parece muito seguro...os carrões deitando o cabelo na esquerda, imagino que uns 160..180 - A gente na faixa mais para direita mantendo uns 120 - 140. Muito bom!
Vejam algumas imagens abaixo:


No comments:
Post a Comment