Nada mais habitual que um convite para jantar, certo? Já sabemos de cor e salteado tudo que é esperado da gente quando recebemos um convite como tal. Normalmente oferecemos de levar algo, talvez uma sobremesa ou um vinho....já sabemos o quanto é tolerável de atraso.....já sabemos como devemos ir vestidos...como nos portar e etc...
Pois é, tudo isso contanto que esteja no Brasil.
Quando se está em outro país as tradições são diferentes, os costumes e comportamentos esperados "podem" vir a ser diferentes.
O fato é fomos convidados para um jantar na casa de uma pessoa de nossa empresa. Uma pessoa que por sinal é muito agradável e simpática - nos convidou para uma "janta" no repouso de seu lar. Disse que chamaria mais um casal de nosso país e que teríamos uma oportunidade de nos conhecermos.
Muito bacana porém as preocupações apresentadas acima se fizeram presentes!
Solução? Tirar tais dúvidas com seus companheiros de trabalho (que não trabalham para a mesma empresa) - Óbvio! :-)
As reações no entanto foram as mais estranhas e inesperadas possíveis...
- "...se a pessoa tem um bom cargo na sua empresa você deve recusar o convite. Não há porque você se misturar com pessoas de cargos superiores, você só tem a perder.."
Mas péra lá...eu só perguntei como deveria me vestir e o que deveria levar ao jantar!
- "...você vai acabar dizendo alguma coisa que um dia será usado contra você. Não vá!"
Esse foi o feedback recebido por 3 pessoas que após me "bifarem" por um tempo, chegaram a seguinte conclusão:
"- Tudo bem, se você quer bancar o puxa-saco mesmo então vá....vista um terno e leve um vinho para o homem e uma flor para a esposa dele. É esta a tradição por aqui..."
Eu ainda falei que terno para um jantar em casa me parecia muito formal....me disseram que eu fosse sem gravata, mas nem pensasse em jeans! :-)
Beleza! O jantar estava marcado para "em torno das 19:30" - comprei um vinho chileno já que aqui eles gozam de boa fama. Eu não seria louco de dar um vinho francês a uma pessoa da França - ela olharia o vinho e saberia de cara que não era tão bom.....o chileno pelo menos seria uma "opção arriscada e charmosa", além de ser sul-americana.
Coloquei calça social, camisa e paletó...arrisquei até um sapato social não tão sério quantos o que uso com terno! A Amanda comprou uma flor e lá fomos nós!
Chegamos ás 19:40, tentando o approach "não fui tão mala de chegar ás 19:30 em ponto mas também não atrasei tanto..".
O casal preparava o jantar, nos recepcionaram muito bem...serviram água, vinho..
As crianças vieram conversar com a gente ...uma de 4 e outra de 2....falam francês e italiano já que os pais são Francês e Italiano respectivamente.
Depois de uns 20 - 30 minutos o outro casal chegou - um brasileiro casado com uma belga com pai escocês e mãe italiana. Casal também extremamente simpático e divertido!
Foi nessa hora que o anfitrião falou "Vamos começar o churrasco..."
Ai falei, digo...eu pensei.."Virgiiiii, churrascão e eu de carça social e camisa!"
Apesar desta combinação estranha (roupa social e churrasco), o jantar foi muito bom. O brasileiro se encarregou da churrasqueira...ele, que estava de camisa social-esporte e calça jeans, foi buscar a bermuda e o chinelo no carro.
Tivemos a oportunidade de saber um pouco de todos...do anfitrião francês, de sua esposa italiana, do brasileiro e de sua esposa belga/italiana/escocesa. O brasileiro inclusive é de Campinas e estudou no Coração de Jesus...é mole? :-)
Ele saiu do Brasil tem 10 anos já...
Aos curiosos de plantão, segue o cardápio:
Entrada - palitos de biscoito enrolados com presunto (3 variedades...serrano, Italiano e Belga) e uma fruta que não sei o que era....sei que era doce ... tinha consistência de um pêssego ou nectarina.
Guarnição - Uma massa no estilo capelete com creme de leite...muuuuito bom!
Prato principal - churrasco de carne, frango, lingüiça e carneiro acompanhado de salada.
Sobremesa - Salada de Frutas com uma bebida alcoólica de laranja (meio caseira na italia) e sorvete de creme.
Muito bom! :-)
Após relato tão detalhado, vos apresento minhas conclusões:
1) Minhas intenções de apenas ter um jantar agradável na companhia de alguém que tem um cargo superior REALMENTE não tem nada demais......claro que eu não bebi tanto e não falei as tradicionais borrachas... :-)
2) Falamos para eles das nossas dúvidas quanto ao horário de chegar...de vestir....basicamente entendi que como eles são mais para o lado "italiano", o atraso já é esperado....diria até que eles preferem quando a pessoa atrasa. Porém eles reconhecem que aqui na Bélgica o habitual é chegar no horário que foi marcado. Quanto a vestimenta, se eu for convidado a voltar lá...irei de carça jeans mesmo! :)
3) O vinho Chileno que levei, não lembro a marca mas com certeza não era Choncha y Toro, mandou bem sim...
Hoje é dia de videokê para o aniversário de uma outra italiana amiga nossa - a Vitalba! Só espero que no repertório do estabelecimento tenho o tradicional Tim Maia.. :-)
Abraços,
Leandro
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment