Wednesday, July 23, 2008

Ah...Paris...

Paris...
É impressionante como uma cidade pode ter tantas facetas.
Esta é Paris, Paris do passado glamouroso...um dos berços da sociedade moderna.
Cidade onde os endinheirados do passado iam passear, onde mandavam seus filhos para estudar...e de lá eles voltavam usando talheres nas refeições ( o que era até certo ponto incomum no Brasil em determinada época), cheios de cultura, com idéias mirabolantes na cabeça, sonhos...assim como voltou JK durante seu estágio por lá.
Hoje Paris ainda lembra este passado não tão distante, os prédios e os monumentos continuam lindos e românticos...apesar da fina camada de poeira nos lembrar que não se trata mais da capital do mundo. Mas quem se importa? :-)
Paris é Paris! :-)

Outra faceta é vista nos metrôs e nos subúrbios, a população de baixa renda e na sua maioria de imigrantes que luta para conseguir o sustento. Se vê de tudo e de todos - árabes, orientais, brasileiros, latinos, africanos...

As demais caras de Paris são muitas...os ricos passeando em carros extremamente caros e fazendo compras na Ralph Lauren...muitas pessoas sentadas em cafés e bistrôs apreciando um pouco do que a vida pode oferecer...muita gente lendo em parques e cafés....pessoas tomando sol nas margens do Rio Sena....turistas em todos os lugares, tirando foto de tudo!
Enfim, como definir Paris?
Sem definição! :-)

Nós fizemos uma parte do roteiro básico do turista em Paris, fomos a lugares padrões porém tentamos não seguir aquele ritmo frenético habitual - os planos são de voltar lá dentro em breve para visitar algumas coisas em detalhes! :-)
Como não gastamos com transporte até Paris (apenas pedágio) e ficamos em um hotel baratinho (diária mais barato do que qualquer hotel que eu ficava em Vitória/RJ/BH à trabalho), nos demos ao desfrute de certas extravagâncias - tomar café em frente a igreja de Sainte-Chapelle na Île de la Cité. Pertinho de Notre Dame.
Arriscamos tomar um vinhozinho também na noite Parisiense...foi um dos mais baratos do lugar mas com certeza estava tudo muito bom!

Presenciamos alguns turistas não conseguindo informação por não falarem francês mas de forma em geral sempre fomos bem atendidos na cidade. Sempre arriscamos um francês tabajara e as pessoas nos entendiam....ou ao menos se esforçavam para nos entender. No passeio de barco que fizemos no Rio Sena um casal de velhinhos conversou um tempão com a gente. Logo a impressão que tive é que é um povo cordial sim...mas claramente eles preferem que você fale ou tente falar francês. Em um restaurante eu estava me esforçando para falar um francês macarrônico e a garçonete falou "You can speak in English...I understand...", basicamente ela não tava com paciência para escutar eu tentar falar francês. :-)

Terça-feira foi dia de volta para a realidade...acordar cedo, pão integral, tempo fechado de Bruxelas, Projeto, Protótipo, Use-Case e etc... :-)

Abaixo algumas fotos! :-)































No comments: