- Namur .: Capital da Wallonia que é a comunidade francesa da Bélgica.
- Dinant .: Cidade turística ás margens do Rio Meuse.
Para Dinant nós fomos meio que por acaso...saímos de Namur e seguimos para onde os ventos nos levassem. Parece loucura mas é muito legal viajar assim, você tem a oportunidade de apreciar as paisagens, não segue um destino na pressa cotidiana e além do mais abre caminho para boas surpresas. Foi o que aconteceu com Dinant!
Uma cidade com um calçadão ás margens do rio Meuse, muitos bares e cafés também. Havia um palco com uma banda enquanto os turistas ávidos comiam a tradicional ostra belga. Um passeio pelas ruas do comércio nos ensinou que a cidade é o berço do Saxofone - seu inventor, Adolphe Sax, o fez nos domínios da cidade. O invento é lembrado em várias lojas e também em um bonito monumento dourado.
Já pelos lados mais históricos da cidade descobrimos que por lá ocorreram sangrentas batalhas na 1a. e 2a. guerra mundial. No Cemitério Francês, vimos inúmeras lápides de soldados ingleses e franceses mortos em 1914. Dizem as placas que a França retomou o poder da cidade em Outubro de 1914 - Napoleão deve ter passado por lá nos idos de 1800 também. O cemitério também possui covas da 2a. guerra mundial, principalmente de soldados da RAF (Royal Air Force).
Apesar das palavras lápide e cova nos remeterem a pensamentos fúnebres, o cemitério é muito limpo, com lápides redondinhas ou cruzes com um gramado muito bonito. Não sei se é porque há muito tempo não existem enterros por lá, não senti aquele clima pesado de cemitério. Não preciso nem dizer que não tinha frango e nem pinga no cemitério francês. :-)
Então é isso, mais uma cidade que recomendamos a visita - não a visita transloucada do turista tradicional a procura de monumentos, mas sim daquele que procura pela rica história que a Europa tem a oferecer...ainda que neste caso seja de mortes em função das guerras. :-)
No comments:
Post a Comment