Foi sim, um dia "fervente" - após uma semana inteira de dias nublados e temperaturas na casa dos 15 graus, o calor voltou a aparecer. Nada melhor que um sábado de sol, típico dia para pegar seu carro e viajar! Foi isso que nós pensamos -porém- além de nós mais uma centena ou milhar de pessoas. A estrada estava lotada, tipo entrada de São Paulo em Segunda-Feira de manhã. :-)
O bom é que fluiu bem rápido e logo chegamos a Gent - sim, esta é a segunda parte do trocadilho infame - fomos a Gent (lê-se Guent) aqui no interior Belga. Eu havia ido uma vez jantar por lá com os italianos porém não tivemos a oportunidade de conhecer muita coisa.
É mais uma cidade dentre as muitas da Região Flemish na Bélgica. Alias, até arrisco dizer que está entre as mais belas.
Gent mistura uma bela arquitetura, uma área comercial interessante, os canais que dão um charme de Amsterdam para a cidade - além da rica história que carrega.
Tivemos a oportunidade de visitar o castelo da cidade - o Gravensteen.
É um castelo bem bonito, bem cuidado e bem organizado - com vários detalhes de sua rica história. Claro que em matéria de castelos, não encontrei quem bata os Britânicos. (Nos palácios, os Franceses...)
O castelo tem exposições sobre os objetos de tortura utilizados no passado - e se me recordo, este passado vai de 1200 até 1800 e alguma coisa. Pelo menos alguns objetos de execução demonstrados datam século 19. Na minha opinião muito recente para tal barbárie.
As ferramentas de tortura apresentadas são inúmeras e mais criativas que se possa imaginar. Será que o homem tivesse utilizado tal criatividade para outros fins não estaríamos ainda mais avançados? Não me refiro a se preparar para a guerra pois reconheço que naquela época era realmente necessário - mas para torturar?? Coleiras de prego içadas na parede...a qualquer movimento da vítima o espeto entraria. Alicates para amassar mãos e dedos - máscaras - prender a vítima por dias e entregar as refeições a uma distância inatingível - encher a barriga do cara com um funil na boca e depois.....
Santa ignorância! Para tortura, basta um jeito! :)
E as latrinas do castelo? Todas numa altura de uns 20 metros.
Sim, um buraco onde os "dejetos" caem por 20 metros.
Já imaginou?
Aquele barulhinho do "tigluf" é retardado....
Ao invés do atual "tigluf", devia fazer "pruft".....coisas do homem medieval ! :-)
Vejam agora algumas fotos de nosso sábado de sol... :-)
Foto do Wikipedia

1 comment:
Leandrão, alguns anos atrás esses instrumentos de tortura seriam de grande valia quando você nos atormentava. :-)
Btw, senti falta de algumas fotos dos ditos cujos.
[]s,
Paulo
Post a Comment