Preciso decidir entre dois approaches para um projeto para fins de estimativas - "Function Point Analysis" ou "Use-Case Points Analysis"? No entanto, minha decisão precisa ser embasada e não vale a justificativa que sempre ouvi "...o mercado usa mais FPA..". Lembro que não estou me confundindo quanto ao conceito do ponto de função, me refiro a FPA para medir o tamanho funcional do sistema e então ter estimativas baseadas em pontos de função.
Será que você poderia me ajudara embasar minha decisão?
I need to choose between FPA and UCP to be used as base for system development project estimations. Do you think you can help me providing pros and cons?
Leandro
Sunday, August 31, 2008
Saturday, August 30, 2008
Vem Gent que eu estou fervendo!
Desculpem o trocadilho infame mas não pude resistir! :-)
Foi sim, um dia "fervente" - após uma semana inteira de dias nublados e temperaturas na casa dos 15 graus, o calor voltou a aparecer. Nada melhor que um sábado de sol, típico dia para pegar seu carro e viajar! Foi isso que nós pensamos -porém- além de nós mais uma centena ou milhar de pessoas. A estrada estava lotada, tipo entrada de São Paulo em Segunda-Feira de manhã. :-)
O bom é que fluiu bem rápido e logo chegamos a Gent - sim, esta é a segunda parte do trocadilho infame - fomos a Gent (lê-se Guent) aqui no interior Belga. Eu havia ido uma vez jantar por lá com os italianos porém não tivemos a oportunidade de conhecer muita coisa.
É mais uma cidade dentre as muitas da Região Flemish na Bélgica. Alias, até arrisco dizer que está entre as mais belas.
Gent mistura uma bela arquitetura, uma área comercial interessante, os canais que dão um charme de Amsterdam para a cidade - além da rica história que carrega.
Tivemos a oportunidade de visitar o castelo da cidade - o Gravensteen.
É um castelo bem bonito, bem cuidado e bem organizado - com vários detalhes de sua rica história. Claro que em matéria de castelos, não encontrei quem bata os Britânicos. (Nos palácios, os Franceses...)
O castelo tem exposições sobre os objetos de tortura utilizados no passado - e se me recordo, este passado vai de 1200 até 1800 e alguma coisa. Pelo menos alguns objetos de execução demonstrados datam século 19. Na minha opinião muito recente para tal barbárie.
As ferramentas de tortura apresentadas são inúmeras e mais criativas que se possa imaginar. Será que o homem tivesse utilizado tal criatividade para outros fins não estaríamos ainda mais avançados? Não me refiro a se preparar para a guerra pois reconheço que naquela época era realmente necessário - mas para torturar?? Coleiras de prego içadas na parede...a qualquer movimento da vítima o espeto entraria. Alicates para amassar mãos e dedos - máscaras - prender a vítima por dias e entregar as refeições a uma distância inatingível - encher a barriga do cara com um funil na boca e depois.....
Santa ignorância! Para tortura, basta um jeito! :)
E as latrinas do castelo? Todas numa altura de uns 20 metros.
Sim, um buraco onde os "dejetos" caem por 20 metros.
Já imaginou?
Aquele barulhinho do "tigluf" é retardado....
Ao invés do atual "tigluf", devia fazer "pruft".....coisas do homem medieval ! :-)
Vejam agora algumas fotos de nosso sábado de sol... :-)
Foto do Wikipedia



























Foi sim, um dia "fervente" - após uma semana inteira de dias nublados e temperaturas na casa dos 15 graus, o calor voltou a aparecer. Nada melhor que um sábado de sol, típico dia para pegar seu carro e viajar! Foi isso que nós pensamos -porém- além de nós mais uma centena ou milhar de pessoas. A estrada estava lotada, tipo entrada de São Paulo em Segunda-Feira de manhã. :-)
O bom é que fluiu bem rápido e logo chegamos a Gent - sim, esta é a segunda parte do trocadilho infame - fomos a Gent (lê-se Guent) aqui no interior Belga. Eu havia ido uma vez jantar por lá com os italianos porém não tivemos a oportunidade de conhecer muita coisa.
É mais uma cidade dentre as muitas da Região Flemish na Bélgica. Alias, até arrisco dizer que está entre as mais belas.
Gent mistura uma bela arquitetura, uma área comercial interessante, os canais que dão um charme de Amsterdam para a cidade - além da rica história que carrega.
Tivemos a oportunidade de visitar o castelo da cidade - o Gravensteen.
É um castelo bem bonito, bem cuidado e bem organizado - com vários detalhes de sua rica história. Claro que em matéria de castelos, não encontrei quem bata os Britânicos. (Nos palácios, os Franceses...)
O castelo tem exposições sobre os objetos de tortura utilizados no passado - e se me recordo, este passado vai de 1200 até 1800 e alguma coisa. Pelo menos alguns objetos de execução demonstrados datam século 19. Na minha opinião muito recente para tal barbárie.
As ferramentas de tortura apresentadas são inúmeras e mais criativas que se possa imaginar. Será que o homem tivesse utilizado tal criatividade para outros fins não estaríamos ainda mais avançados? Não me refiro a se preparar para a guerra pois reconheço que naquela época era realmente necessário - mas para torturar?? Coleiras de prego içadas na parede...a qualquer movimento da vítima o espeto entraria. Alicates para amassar mãos e dedos - máscaras - prender a vítima por dias e entregar as refeições a uma distância inatingível - encher a barriga do cara com um funil na boca e depois.....
Santa ignorância! Para tortura, basta um jeito! :)
E as latrinas do castelo? Todas numa altura de uns 20 metros.
Sim, um buraco onde os "dejetos" caem por 20 metros.
Já imaginou?
Aquele barulhinho do "tigluf" é retardado....
Ao invés do atual "tigluf", devia fazer "pruft".....coisas do homem medieval ! :-)
Vejam agora algumas fotos de nosso sábado de sol... :-)
Foto do Wikipedia

Tuesday, August 26, 2008
Sociedade Atual
O vídeo abaixo é um pouco exagerado porém me parece totalmente verdadeiro.
Como dá para manter o mesmo ritmo de produção e de descarte?
Quantos tênis e sapatos você compra por ano?
E se todo chinês resolver/poder comprar o mesmo tanto?
Para onde irão os usados? :-)
A conta não fecha....esperto daquele que estiver preparado para quando a mudança chegar....pois com certeza ela virá... :-)
Como dá para manter o mesmo ritmo de produção e de descarte?
Quantos tênis e sapatos você compra por ano?
E se todo chinês resolver/poder comprar o mesmo tanto?
Para onde irão os usados? :-)
A conta não fecha....esperto daquele que estiver preparado para quando a mudança chegar....pois com certeza ela virá... :-)
Saturday, August 23, 2008
Resultado
Tal mãe, tal filha!
Fawlty Towers
Esta semana através de conversas com amigos descobri o seriado "Fawlty Towers", produzido pela BBC em meados de 1975. Um seriado tão velho e que eu ignorava em sua totalidade. Me parece que foi produzido por um dos caras do Monty Phyton, John Cleese. Assisti algumas cenas através do YouTube e percebi que realmente é muito engraçado - me parece que se trata de um casal de ingleses que possuem um hotel na cidade litorânea de Torquay na Inglaterra.
As confusões ficam por conta do peculiar estilo de administração do hotel além do genial garçom Manuel, nascido em Barcelona e motivo de grandes bagunças.
PS - O meu palpite é que ao dizer "burro" em espanhol, ele se confundia com manteiga em francês que é "beurre". :-)
As confusões ficam por conta do peculiar estilo de administração do hotel além do genial garçom Manuel, nascido em Barcelona e motivo de grandes bagunças.
PS - O meu palpite é que ao dizer "burro" em espanhol, ele se confundia com manteiga em francês que é "beurre". :-)
Frost-Free
É incrível a diferença que estas duas letrinhas podem fazer no seu refrigerador. Sim..no seu, pois no meu elas não existem. Por ser um apartamento alugado já com mobília e nossa permanência nele ser de caráter temporário, então tudo bem né...fazer o que !?! :-)
Já vinhamos convivendo com o micro congelador cheio de gelo há um longo tempo nestes dois meses....antes cabia latinha de cerveja, pacote de carne...ultimamente mal cabia um pacote de salsichas...
E o pior - a cada vez que abríamos a tampa do congelador, o gelo que se formava em torno dela quebrava e ia ao chão - logo era uma situação insustentável. Planejamos a limpeza, retardamos a ida ao supermercado, fizemos reunião de "go" "no go" nesta sexta-feira e hoje fomos nós.
Operação casada...limpeza da geladeira e do apartamento.
Kilos de gelo saíram do congelador..de dentro, de baixo, de cima , de lado...saiam blocos e mais blocos.
Coisa agradabilíssima limpar geladeira! :-)
Por isso, quando for procurar aquela geladeira nova para comprar...antes de ver se tem local para latinha de cerveja, antes de checar se ela gela copos, antes de procurar pelo reservatório de água - certifique-se que o selinho "Frost-Free" esteja colado na porta! :-)
Já vinhamos convivendo com o micro congelador cheio de gelo há um longo tempo nestes dois meses....antes cabia latinha de cerveja, pacote de carne...ultimamente mal cabia um pacote de salsichas...
E o pior - a cada vez que abríamos a tampa do congelador, o gelo que se formava em torno dela quebrava e ia ao chão - logo era uma situação insustentável. Planejamos a limpeza, retardamos a ida ao supermercado, fizemos reunião de "go" "no go" nesta sexta-feira e hoje fomos nós.
Operação casada...limpeza da geladeira e do apartamento.
Kilos de gelo saíram do congelador..de dentro, de baixo, de cima , de lado...saiam blocos e mais blocos.
Coisa agradabilíssima limpar geladeira! :-)
Por isso, quando for procurar aquela geladeira nova para comprar...antes de ver se tem local para latinha de cerveja, antes de checar se ela gela copos, antes de procurar pelo reservatório de água - certifique-se que o selinho "Frost-Free" esteja colado na porta! :-)
Subscribe to:
Posts (Atom)
