Sunday, June 7, 2009

O mundo Jacques Brel


Confesso ignorância, conhecia pouco ou quase nada deste cantor. Conhecia sim uma de suas músicas mas na voz de outra pessoa, sempre tocada em um seriado de televisão. Aos poucos fui pesquisando, me iterando de suas músicas, de suas letras..


Felizmente tive uma surpresa muito agradável - existe um mundo chamado Jacques Brel. Nos países de língua francesa ele é famoso, na Bélgica é consenso. Tido como o maior cantor belga de todos os tempos, sua grandiosidade não se inferioriza diante do diminuto tamanho de seu país. Jacques Brel nasceu em 1929 no bairro/distrito Schaarbeek aqui na Bélgica. Este bairro que fica bem próximo de minha casa, hoje é caracterizado por uma minoria de áreas agradáveis e uma maioria não tão boas. Apesar de ser filho de um "burguês" proprietário de uma fabriqueta de papelão, Jacques decidiu por seguir a carreira de cantor indo trabalhar e morar em Paris nos seus tempos áureos. Em Paris atingiu o sucesso com canções de própria autoria - ficou famoso e atingiu certo conforto financeiro.
Em suas músicas, escreveu sobre tudo que viu e viveu. Com interpretações sublimes e letras irônicas, Jacques Brel emociona e faz pensar. Aos apaixonados faz suspirar e aos abandonados chorar.

Dentre seu repertório, inicialmente eu recomendaria a tão famosa "Ne me quite pas".
Nesta música de letras tão bonitas, ele tenta convencer uma mulher a não deixá-lo. No Brasil recentemente ficou famosa com a série "Presença de Anita" que se não me engano, usou a versão da cantora Maysa.
Era a única música que eu conhecia antes. :-)



Outra música digna de menção seria "Les Bourgeois" (Os Burgueses). Com letras engraçadas, nesta canção ele conta o hábito de ir tomar cerveja com dois amigos próximo a um hotel. Depois de certo tempo quando os burgueses passam saindo do hotel, Jacques Brel e seus amigos mostram seus "traseiros" e cantam "Os burgueses são como porcos, quanto mais velhos, mais estúpidos.". Detalhe que a família de Brel era um tanto quanto burguesa e na letra, ele assume alguns traços de egocentrismos. (Os amigos Jojo e Pierre falam de Voltaire e Casanova porém ele só fala dele mesmo o tempo todo).



A música seguinte se chama "Dans le port'Amsterdam", canção que descreve a vida no porto - sempre focando a presença humana nos arredores.



Em "Le plat pays", Jacques canta uma ode a Bélgica - sua homenagem a sua terra natal ainda que deixe escapar a planície com ares de chatice.




Em "Madeleine", Brel nos entretém com sua má sorte - Madeleine que não aparece ao encontro.Sua interpretação ressalta.. :-)



Essa é apenas uma parte de seu rico repertório. Apesar de já "antigo", é de grande qualidade para os amantes da boa música. Jacques Brel morreu aos 49 anos em 1978, vítima de câncer de pulmão. Antes de ter a doença diagnosticada, ele partiu de Yatch para uma volta ao mundo. Ainda nas Ilhas Canárias passou mal e teve a notícia da doença. Voltou a Paris para tratamento e seguiu para as Ilhas Marquesas para passar seus últimos momentos.

Saturday, June 6, 2009

Aniversário com Paella

Nesta última 4a.feira, nos reunimos para a comemoração de meu aniversário.
Fomos até Leuven, uma cidade universitária nas redondezas. A escolha do local foi feliz, uma espécie de Centro Cultural Espanhol/Valenciano. Uma casa toda decorada com motivos espanhóis - fotos, mapas, gravuras..
Lá eles preparam e servem apenas um prato, a Paella.
O interessante é que o dono, um flemish aficionado pela cultura, explica a origem do prato, a chegada do arroz a Europa, as carnes usadas, vegetais...
Em seguida todos vão para a cozinha, o tacho qual ele diz que se chama "paella", já contém alguns ingredientes como azeite, asa de frango, alho e outros vegetais. Ele acende o fogareiro e começa a cozinhar, coloca ingrediente por ingrediente sempre explicando seus motivos e restrições.
Paella pronta, paella servida. Muito bom!
Eu que não sou um entusiasta de frutos do mar, me deliciei com o sabor do arroz. Claro que não comi o camarão, a lagosta, os mariscos....mas comi asa de frango, linguiça, vegetais e lula... :-)
Muito bom...fica a dica para quem vier para a Bélgica. :-)





Amigos reunidos!



























A Paella com ingredientes iniciais









A Paella com o arroz





























O dono preparando a sobremesa Crema Catalana








Video mostrando parte da preparação da Paella

Tuesday, June 2, 2009

Vídeo promocional da Altran Suécia

Propaganda da Belgacom



Propaganda da Belgacom.
Apesar de ser holandês/misturado com inglês, é legalzinha.. :)
O roupão do cara some, ele desce para a sala e dá uma bronquinha da Nicole Kidman. Pega de volta o roupão que está com o Robert de Niro ameaçando de não ter croissant para ele. Dustin Hofman vem para entregar o jornal e os croissants são entregues pelo Deloren. Cool! :-)

Monday, April 27, 2009

Males de um mondo globalizado

Jornalistas frenéticos atrás de formadores de opinião. O ex-primeiro ministro Tony Blair foi o entrevistado no Reino Unido. Na França, o editor-chefe do Le Fígaro. Na Espanha foi Zapatero quem deteve a palavra. No Brasil o entrevistado foi Chico Anysio. Na Bélgica o blogueiro Leandro foi o opinante.
Todos concordam que as chagas da sociedade atual são globalizadas. A crise chacoalha todo o mundo, desestabiliza do Oriente ao Ocidente. O operário chinês perde o emprego devido a incompetência/ganância do executivo de Manhattan. A União Européia tem seus navios atacados por piratas famintos e paupérrimos da miserável costa Africana.
E finalmente surge a nova ameaça, a Gripe Suína. Após as primeiras mortes no México, o vírus já chegava ao USA e Europa. Não é só dinheiro e notícia que circulam o globo, vírus também...
Os veículos de informação sempre noticiam o caos, a cada nova ameaça dão a entender que o fim está próximo. Aliás, parece que já sabem que o mundo vai acabar...só não sabem a hora e o motivo. :-)

Realmente espero que após tanta crise e gripes de porquinhos, reste um pouquinho de verão aqui na Europa para que o sol brilhe para todos...

Friday, April 17, 2009

1 ano...

Um ano de Bruxelas ! :-)

Saturday, April 11, 2009

Barrados no Baile

Hoje devíamos estar em Dublin na Irlanda aproveitando o feriado de páscoa mas cá estamos em Bruxelas. A história é breve e desagradável.
Acordamos ás 3:30 da manhã para nos aprontarmos e chegarmos ás 5:30 no aeroporto de Charleroi no sul da Bélgica. Este aeroporto é onde funcionam as low-costs airlines - as empresas aéreas baratinhas como GOL..
Chegamos na correria no aeroporto e pegamos a fila para despachar a bagagem..
A Amanda já ficou na fila do "VISA CHECK" e foi atendida rapidamente e sem maiores problemas.
Após esperar a fila toda andar finalmente fui atendido - o cara disse que eu precisava de visto da Irlanda por não ser Europeu. Eu expliquei que era um engano que Brasileiros não precisam de visto lá.....ele ligou pra chefe, a chefe falou pra ele que não podíamos viajar sem visto e pronto...neste meio tempo ele me explicou que eles não participam do acordo de Schergem compartilhado pela maioria do países europeus...e como a Inglaterra, exigiam visto.
Eu mostrei o carimbo da Inglaterra no meu passaporte e disse que Brasileiros não precisam de visto...basta viajar e receber o carimbo na chegada...

Entre 30 e 40 minutos depois a chefe chega, consulta algo no computador e.....faz uma cara amarela...fala ao telefone....e nos chama de lado.
Diz que realmente não precisamos de visto, que foi um erro deles mas que o avião já tinha saído. Que havia um avião pra lá no dia seguinte e TALVEZ não precisaríamos pagar pela nova passagem...

Não precisa nem falar que ficamos putos né...pedimos uma carta que declarasse que não pudemos embarcar por erro deles, mas não nos deram..
Enfim, não queremos viajar amanhã (domingo) e ficar apenas 2 dias por lá...
Cancelamos o hotel mas tivemos que pagar 1 diária de multa.

Agora a idéia que acionemos a Ryanair na justiça, na minha opinião deveríamos receber o valor da passagem de volta, o valor gasto no hotel e mais uma indenização por ter perdido o feriado - Mas eu realmente não sei se é assim que a banda toca por aqui..

Logo o feriado será de descanso, ficaremos a outra cortina....e aguardaremos para ver se justiça será feita..

Feliz Páscoa a todos! :-)

Leandro

PS - E eu ainda tenho um amigo que diz as coisas erradas só acontecem no Brasil.. :-)

Links pertinentes:

http://www.ryanair.com/site/EN/
http://www.foreignaffairs.gov.ie/home/index.aspx?id=8777#non%20visa