Tuesday, July 1, 2008

Caminhar para trabalhar!

Outro dia comum...caminhar até o trabalho..
O caminho? Atravessar o Parque do Cinquentenário e seguir na Avenue de la Loi.
O Parque do Cinquentenário de manhã tem muita gente caminhando...correndo...fazendo jogging.

As pessoas com bermuda, camiseta...e eu de terno....terninho safado da Colombo que eu comprei pro casamento do Abner em 2006... :-)
De qualquer forma, a Colombo não tá fazendo feio na Comissão Européia não...garanto! ;-)

Anyway, como é bom poder ir trabalhar caminhando...atravessar um parque tão verde e bonito!





360 graus no Parque do Cinquentenário.

Sunday, June 29, 2008

Roda Viva

Olá Pessoal !

Este é mais um post do blog para mantê-los informados sobre o que passa na terra do Wafle com Cerveja. Este hiato entre posts deve-se ao fato termos mudado de apartamento e conseqüentemente termos perdido a conexão existente do apartamento anterior.
Os fatos ocorridos neste período seriam dignos de alguns posts, foram eles a chegada da Amanda, a conclusão da busca e o fechamento de contrato do apartamento novo , a mudança , o início das arrumações do apartamento novo, os passeios, a continuação das arrumações do apartamento novo...
Vou ser resumido pois tenho certeza que vocês tem coisas mais interessantes para ler! :-)

A Amanda chegou bem aqui em Bruxelas - pegou o avião certo, deu sinal e desceu no ponto certo...tudo tranquilo! Ela chegou em um dia, segundo relatos, típico Belga - céu nublado e garoa fina. De lá pra cá ela teve que entrar no esquema da vida nova, digamos...tivemos os dois. Infelizmente a vida não espera e temos tido que agir de acordo com o necessário. Me refiro a obrigações profissionais, pessoais....entre elas cito arrumar o apartamento,limpá-lo, registrar a mudança no órgão do governo, fazer supermercado, comprar lençol, lavar roupa.....nossa, mas o cesto de roupa suja já está cheio? Pois é! :-)
Dois problemas vem(vinham) incomodando extremamente - o primeiro deles é a morosidade para contratar a internet. Estavamos fazendo a opção pela internet da TV à Cabo porém depois várias ligações para a empresa responsável devo ter sido um post-it jogado no lixo pois simplesmente não tive qualquer retorno. Tentei também recorrer ao marido da corretora de imóveis que é o representante do dono do apartamento (que mora na França), já que precisaria ser alterado o contrato da TV à Cabo. A Corretora, infelizmente, não atende telefone (fixo e móvel) e apesar dos recados e emails....no response! Logo, para não morrer de stress...já que internet para nós aqui é algo MUITO importante (telefone, contatos, notícias, pesquisas e estudo..) resolvemos por contratar a internet por satélite (http://www.clearwire.be/).
O segundo maior motivo de stress foi o banheiro parcialmente entupido - a água vai embora porém alguns submarinos tem dificuldade para cruzar o atlântico. Situação embaraçosa para um casal "fresco" né? Pois, ma c´est la vie! Avisamos a corretora na 2a.feira e ela falou que iria tomar providências. Na 4a. quando liguei novamente ela falou que o encanador viria na 5a. ás 17:30. Deixei de ir a um Happy-hour na faixa da empresa para esperar o Plumber e....nada! O Bateau Mouche nada nada e fica na praia!
Liguei em todos os telefones da corretora e só caixa-postal! Email para ela na 6a. e nada !!
Compramos SODA Caustica este final de semana e vou fazer uma tentativa, a próxima ação será mandar uma carta registrada para ela dando prazo para ações e alertando que depois disso contratarei um encanador eu mesmo e descontarei do aluguel.

Ontem fizemos um passeio bacanérrimo!
Fomos a Brugges (http://en.wikipedia.org/wiki/Brugges)
Cidade no estilo medieval - bonita, bem cuidada....parece cidade cinematográfica. Fica a uns 82 kms daqui e certamente voltarei lá, além de levar as pessoas que vierem nos visitar! Depois andamos mais uns 13 kms e fomos até o litoral.
Cidadezinha bonitinha chamada Blankenberge (Wikipedia- http://en.wikipedia.org/wiki/Blankenberge - Site Oficial http://www.blankenberge.be/en/.
Praia de areia (e não pedras como na Inglaterra), calçadão bonito, muitos prédios na orla, muitos restaurantes e barzinhos. Parece ser um lugar legal para passar o feriado de Tiradentes! :-)
Brincadeiras à parte, cidadela deveras aprazível!
Voltamos de lá era 21:40 já e o sol ainda estava no céu...eita verão bom! :-)
As horas "aproveitáveis" se estendem!
E na estrada?
Estrada boa, asfalto bom, telefoninhos próximos ao acostamento. Porém não tem pedágio! :-(
A ida á praia até perde a graça se você não tem que fazer aquela vacota para pagar a ecovias!
Por todos os lados BMWs, 308s, Porches, Pajero....e eu com meu Polinho (alugado pela empresa) mantendo os 120 Km/h permitidos. Os carrões deitando o cabelo....sem imprundencias, sem ultrapassagens pela direita...mas acelerando!
O Polinho é simprão neste mundo de BMWs e Audis, mas o danado tá mais do que bom para o "orelha-seca" que aqui vos escreve. Ele tem direção hidráulica, ar condicionado, ABS...tudo essa frescuraiada que os Europeus devem ter quase de graça e que as montadoras arrancam nosso couro para nos vender no Brasil.
Anyway, hoje o dia foi de muita limpeza!
Limpamos o apartamento todo! Aspirador...pano com produto de limpeza.
Tudo brilhando...minha mão está cheirando à um produto parecido com cloro.
Belezura né?
Mas estava precisando mesmo!
:-)
E o armoço?
Nossa, compramos carne no supermercado outro dia.
A fartura de carne de boi no supermercado aqui é uma exorbitância. Tem Filet Mignon, tem carne de boi e tem carne de boi para assar.
Como o filet mignon tava com preço meio salgado, compramos o tipo "Carne de boi para Assar" e congelamos.
Hoje foi o dia de tirá-la do freezer e preparar com esmero! :-)
Foi criativo - levou vinagre,azeite, sal, cebola, alho,bacon, salaminho, batata e cenoura. Para acompanhar foi servido arroz!
A carne tava meio dura...mas o prato em si foi apreciado!
Gostamos! :-)

A seguir, cenas dos episódios relatados (com exceção do Bateau Mouche)

















Tuesday, June 10, 2008

Legal!

Pessoal,

Olha que legal...bem feito!!

Sunday, June 8, 2008

Bom Dia a Todos !

Tempos de EuroCopa 2008! :-)
Para quem não acompanha futebol de tão perto, é a "Copa América" deles aqui.
Na verdade é um torneio muito mais forte e tradicional que a nossa Copa América - é quase uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina. Claro que os times Africanos e Asiáticos também não são presentes mas eles nem sempre são tão "representativos" em uma competição deste porte.

Enfim, ânimos à parte...a BBC em suas propagandas apresenta constantemente o dizer "Who are you going to support" já que Inglaterra / Escócia / Irlanda(s)/ País de Gales estão fora da Euro2008 (não se classificaram).
Imagino a grana que eles investiram para garantir as transmissões e agora a seleção fica de fora, maravilha.. :-)

As coisas aqui têm caminhado bem....trabalhando, procurando apartamento, tentando aprender alguma coisinha de francês....tentando aprender a ser "Dono de Casa". :-)

Sim !
Têm sido tudo novo para mim...lavar e passar eu já havia passado antes quando estava em Londres, mas lá eu usava camiseta, calça jeans surrada... :-)
Agora aqui eu tenho trabalhado com roupas sociais...ai tem que lavar algumas...passar.....outras tem que levar na lavanderia...

Descobri que as meias brancas esporte se forem colocadas somente na máquina encardem...então vou deixa-las de molho e dar uma esfregadinha hoje! O problema só é que aqui eles não usam tanque...mas beleza! :-)

Enfim...estou sim aprendendo algumas coisas que nem sempre são identificáveis a primeira vista.

As aulas de francês têm sido divertidas também já que meu nível na língua nem permitia perguntar "Como digo isso em Francês?"...agora já aprendi que posso dizer "Comment dit-on ...?".
Ainda estou no maternal ...aprendendo cores, números, dias da semana, hora.....e claro...quanto custa.......eu gostaria..

Outro dia lá na Comissão Européia eu pedi um bifo (sic) - normalmente o faço em inglês e dependendo do atendente ele entende ou não. Neste dia resolvi gastar meu francês tabajara.

- Bonjour monsieur! Je voudrais l'entrecote svp!
Fiquei na expectativa mas ai o cara respondeu:
- Oui!

Então veio a sensação de vitória..."Si se puede!"
Só que o cara resolveu perguntar se eu queria bem passado ou mal passado e ferrou tudo ! Eu demorei uns 5 minutos para entender o que ele queria dizer.. :-)

Mas eu ainda chego lá! :-)

No trabalho as coisas vão bem....com certeza poderiam estar melhores, com certeza poderiam estar piores!
Porque disso tudo?

Na Com. Eur., o cliente que fico alocado 100% do tempo, os prazos normalmente são justos, o ambiente é bacana... Problemas? As vezes percebo alguma desorganização..algum desânimo nas pessoas.....mas beleza! :-)

Esta sexta-feita tive que apresentar os protótipos que especifiquei para os "Head of Administration" das Delegações da comissão no mundo todo. Era uma sala bem grande e tinha gente de tudo que é lugar...USA, Viena, Brasil, Iraque, Filipinas, Africa do Sul. Um ótimo desafio para seu inglês e para sua capacidade de apresentação.
Claro que não tive uma performance impecável mas considero que fui bem até...todos me entenderam....o maior problema foi apresentar as coisas sob o olhar de reprovação das pessoas já que o sistema vai exigir algo que não é feito por eles.
A sensação de você estar apresentando algo e 25 pessoas na platéia te olhando com cara feia...balançando a cabeça negativamente...bufando....não é fácil! :-)
Mas enfim, acho que isso faz parte do meu enriquecimento profissional.
Meu gerente estava lá também para responder as perguntas mais "mal criadas" e foi tudo bem!
Nos final voltamos para nosso prédio sorridentes e falantes embaixo de uma chuvinha fina e gelada.

A sexta-feira foi agitada já que depois fui até Altran ter uma reunião com um líder de engenharia de software lá. Foi uma conversa legal e o resultado é que ele me passou uma oficina neste ano. Uma oficina é "uma oportunidade que a empresa te dá para pesquisar sobre determinados assuntos e utilizar seus profissionais/recursos para no futuro tentar trazer benefícios a empresa e a vc."


Enfim...minhas notícias são essas! :-)

- Estou feliz pois a Amanda chega nesta 5a.feira :-)
- Agradeço aos recados enviados de parabéns...meu aniversário foi dia 03/06. Vou tentar responder a todos individualmente! :-)

Em razão da idade que completei neste dia 03/06, segue um clipzinho comemorativo.
Vou repetir o que disse ao meu pai no dia, me sinto ainda o mesmo "garoto" de 17..18 anos que olhava a vida com curiosidade para saber como ela seria. E profissionalmente ainda me sinto o mesmo "estagiário"...no sentido de ter certeza que vou e que preciso aprender muito ainda.

Mas claro que tenho noção que já consigo lidar com algumas situações pessoais e profissionais que ainda não era capaz aos 17! ;-)

Sunday, May 18, 2008

Saudades de todos! :-)

Oi Pessoal! :-)

Esta semana tive o jantar de Gala da Altran, um evento anual que reuniu todos os recursos de Bruxelas. O tema escolhido foi "As mil e uma noites" e o restaurante era muito bonito. Foram servidos Mojitos e Caipirinhas na recepção porém não os tomei pois cheguei tarde.
Logo em seguida tivemos alguns discursos de alguns chefes e finalmente o tão esperado jantar.
As entradas foram à base de quibe,esfihinhas, ovos cozidos e mais algumas delícias da cozinha árabe.
Para beber...água e vinho!
Como eu tava de carro eu tomei só umas duas tacinhas de vinho.

Em seguida, foi a vez do prato principal....carneiro e cuzcuz marroquino.
Todo mundo à mesa se empolgou ao ver o cabritão agonizando na assadeira da mesa quente. Para completar eles serviram uns pedaços do carneiro na mesa também.
Para não ser mal educado, resolvi comer um pedaço da carne - já que o carneiro "is not my cup of tea". Como é o normal, a carne tava doce e desceu na base do vinho.
Pão e manteiga servidos anteriormente foram uma boa opção! :-)

Uma cantora de traços árabes muito bonita cantava alguns sucessos internacionais, os garçons usavam trajes típicos árabes....e assim o jantar seguiu! Tão logo o jantar terminou parte do salão foi desmontada para começar o baile....ai então pensei "agora vai...agora realmente anima". E não animou... :-)
Muita gente foi embora! Pareciam cachorros magros...comem e vazam!
Poucas pessoas dançavam... :-)
Uma mesa servia doces típicos..
Não sei se a desanimação era devido a ser uma 5a. feira ou se é uma característica daqui..

Já estava para ir embora quando senti um apertãozinho na barriga...fui ao banheiro e conferi que alguém teve problemas lá. Estava horrível! Fui até o outro mas a vontade passou...
Peguei o carro e fui embora...no caminho o apertãozinho virão apertãozão...muuuito forte! Doia demais e eu ouvia algo dizendo "quero sair!!". E infelizmente os semáforos de Bruxelas não ficam desligados a noite.....teve semáforo que fiquei uns 10 minutos parado...não me pergunte porque...coisas de bruxelas!
Cheguei a pensar em Planos B...mas nada razoável parecia possível!
Eu suava frio e dirigia...muitas vezes não acelerava muito para não esticar a perna....tava perigoso.
Cheguei..achei um lugar para parar o meu carro e subi correndo !

Não vou entrar em detalhes...só que consegui chegar ao banheiro!
Precisei voltar algumas vezes depois!
Nem olhei no vaso, mas acho que se olhasse acharia um cartãozinho escrito "Lembrança do Jantar Árabe"...

Anyway..malditos semáforos de 10 minutos! :-)

De resto, muita saudade de todos! :-)
Vivo aqui momentos de intensa alegria com as descobertas e oportunidades alcançadas e tristezas pela saudade! Comportamento característico na adaptação! :-)

Essa música é para todos que estou morrendo de saudades! :-)

Monday, May 12, 2008

Belgian News

Oi Pessoal, tudo jóia?

Aqui as coisas vão bem, muito tranqüilas até então.
Peço desculpas por não mandar notícias tão freqüentes porém é um pouco difícil passar detalhes de uma rotina....digamos que eu não esteja aqui à turismo. Pelo menos não a todo momento.

Ás vésperas de quase completar um mês aqui, claro que venho sentindo muita saudades ai do Brasil. Como já é sabido, família e amigos são muito importantes em nossas vidas. Este é o tão famoso "período de adaptação" e cá estou nele. Tenho sorte de já ter encontrado boas pessoas as quais algumas vezes saímos juntos. Isso é muito bom! Porém, lógico, cada um tem sua vida e nesta seqüência de feriado que tivemos aqui (hj tb!) eles viajaram.

Aproveitei estes dias de folga, para caminhar, passear...mas claro que aguardo a Amanda para fazermos isso juntos. Hoje fui até Antwerp, uma cidade aqui do lado. Foi o dia que mais dirigi aqui e digamos os viadutos e "pontes" (estilo das trincheiras de BH) são muito comuns aqui. Acho que o intuito seja desafogar o trânsito e realmente deve ajudar...apesar de considerar o trânsito daqui ruinzinho.

Venho evitando de colocar "generalizações" aqui no Blog, coisas do tipo "todo Belga é..." ou "aqui todo mundo é brancão". Digo pois as vezes, ainda que raramente, ouvimos generalizações sobre o Brasil do tipo "país super violento" e outras coisas....e sabemos que realmente existe mas não retrata o todo né...
As boas surpresas é que venho encontrando pessoas com um conhecimento regular sobre política, que muitas vezes me perguntam do "Lula"....perguntam do crescimento do Brasil, dos juros.....quer dizer, não são desinformadas.

Na sexta-feira a Comissão Européia não trabalhou pois foi o dia do tratado de Schuman. (Esse cara foi um ministro francês, o qual constituiu uma aliança entre alguns países para a gestão do Carvão, este grupo de certa forma deu origem á Comunidade Européia).
Enfim, na sexta-feira eu trabalhei na Altran. Foi um dia mais relax, apenas para atualizar o CV na intranet e coisas deste tipo. O ponto digno de comentário é que fomos almoçar em um grupo de mais ou menos 10 junto com uns gerentes e um diretor.
Para minha surpresa este diretor chegou atrasado e sentou ao medo lado.
Digamos que ele deve ter uma grande responsabilidade pois é responsável pelo Norte da Europa (UK, Países Escandinavos e BENELUX) de um grupo de empresas de mais de 10 mil funcionários.
Foi uma grata surpresa pois me perguntou do Lula, do crescimento...e falamos da estratégia da empresa....ai então pude entender um pouco mais da Altran. É um grupo voltado para inovações, dividida em várias células e cada célula com gestão própria....ai vão os projetos em Sistemas, redução CO2, viagem espacial e ai vai...
Como eles fazem para isso ser rentável, ai eu não sei... :-)

Não vejo a hora de aprender a fala Francês, acho horrível a sensação de estar por fora da mídia, das notícias, dos assuntos que pautam o país. A empresa já está me matriculando mas estou ansioso.


De resto, estou tentando me administrar....estou ainda naquela fase sem saber se estou gastando muito ou pouco. Quase não tenho saído e o dinheiro gasto até agora tem sido em supermercado e refeições. Tenho medo de gastar muito, mas tb tenho medo de virar um "murrinha" e só pensar em dinheiro. Vou esperar fechar 1 mês aqui e vou fazer minha contabilidade. Meu chute é que vou ter gasto uns 500...550 euros....sendo que 150 foi do GPS. Se foi realmente isso, acho que é uma valor bem normal para quem mora aqui na cidade.


Vou ficando por aqui! :-)

Um grande abraço a todos!

Leandro

PS - Na foto, a vista da rotatória de Montgomery - local onde fica a Altran em Bruxelas. A foto foi tirada da sala de reunião do 5o. andar.

Saturday, May 3, 2008

E as coisas vão caminhando...

Olá Pessoal!

Cá estou para mandar novas notícias...ou diria eu, mantê-los informados com nem sempre novas coisas. :-)

Estamos no meio de um longo feriado..a Comissão Européia emendou a 6a.feira.
Esses dias têm sido bons para passear, conhecer a vizinhança...

Como já havia dito aqui, conheci uma turma de italianos bem legais. Neste feriado nós saíamos para um boliche e depois para jantar. De certa forma, a noite aqui lembra um pouco da noite de Londres (em 2002 pelo menos) - Você vê o povo saindo arrumado, de metro ás 18..19 horas...e muita gente andando nas ruas. Os bares ficam cheios e a cerveja reina absoluta, a Belga, é claro! É comum também ver gente tomando drinks como Mojito e Caipirinha, essa mesma... :-)

Tem muita gente me perguntando se as mulheres aqui são bonitas. Me colocam em uma situação difícil né! :-)
Mas posso dizer que tem um povo bonito aqui sim...e também percebi que o povo anda muito bem arrumado nas ruas. Me parece que roupas mais esportivas e sintéticas são coisa de peão......trouxe um monte delas! :-(
eheheh :-)

A mulherada usa muita calça jeans e saia tb...muita bota . Cano alto, inclusive.
Bem comum!
Uma coisa que reparei que elas pecam é nas mãos.
Apesar de muitas vezes andarem de unhas pintadas, elas não tem as mãos cuidadas como as das Brasileiras. Imagino que com os pés deve acontecer o mesmo...

Mudando de mulher para gastronomia, vou falar um pouco das comidas.
Aqui, por ser a sede de vários órgãos de âmbito europeu e mundial, eles sofrem influência do mundo inteiro. Conseqüência..: As mais variadas comidas...italiana, Grega, Árabe, Inglesa, Espanhola, Argentina...e ai vai...
Os preços também variam...a lógica que estou entendendo é assim..

a) Quer gastar pouco? Vai num árabe...eu fui em um ontem e comi um combo que tinha batata frita e um rolo com carne (de sei lá o que) e saladas variadíssimas. Tava bonzinho e gastei pouco.....o duro só foi o piriri dançante que deu depois! Quase que não chego em casa... :-)

b) Quer gastar pouco porém comer um pouquinho melhor? Coma "Pasta"! Os restaurantes, pubs, Brasseries normalmente servem massa e tem preço legal...tipo 8 euros o prato! Normalmente os pratos são saborosos e merecem a companhia de uma taça de vinho por 1 ou 2 euros.

c) Quer gastar mais? Peça uma carne grelhada...o prato vai custar uns 16..18 euros.
Não sei dizer se é bom pois ainda não pedi. Tenho comido carne só na Comissão Européia, com pratos subsidiados à módicos 5 euros! Big Deal!

By the way, os pubs Ingleses e Irlandeses também servem "Fish and Chips" e "Sausage and Chips" por justos 8 euros. De graça, vc ganha transmissões ao vivo da Premier League ou da Champions League!.

Comprei um GPS e finalmente saí de carro sem destino pela cidade. Achei bem legal "perder o medo de ficar perdido". :-) Agora já dá pra acertar o caminho das coisas...inclusive do aeroporto para ir buscar as pessoas! :-)

É isso aí... :-)

Beijo a todos e saudades! :-)

Leandro