Ufa ! Finalmente voltei!
Safe and sound ! :-)
A viagem para os Estados Unidos foi bacana - a missão era de dar um treinamento para dois grupos de usuários vindos de diversas delegações. Tinha gente do Brasil, Washington, Nova York, Canadá, México, Guatemala, Nicarágua,Haiti e Barbados.
Foi muito bom interagir com esse pessoal, aprender um pouco das regras fiscais e trabalhistas de seus países para que juntos configurássemos a folha de pagamento deles. As regras são as mais variadas, assim como as pessoas presentes...cada uma com suas características, características estas talvez comum a maioria do país de origem.
Os resultados foram animadores - Todos saíram prontos para ingressar neste novo modulo do sistema.
Aproveitei as noites para passear em Washington, uma cidade interessante e bonita. Com ruas limpas e trânsito organizado, a cidade aparenta ter uma alta qualidade de vida. Porém me falaram que a cidade possui nichos de pobreza com focos de violência e aids. Aliás, naquela semana eles souberam que o índice de Aids na cidade é comparável a níveis de países africanos - Complicado né... :-(
Apesar de bonita e agradável, a cidade não me pareceu com muitas opções de negócios, cultura e diversão. Como toda capital (exemplo de Bruxelas e Brasília), a grande maioria dos negócios circulam em torno de governo. Tem prédio do ministério de tudo que se possa imaginar. Para diversão, tem um bairro chamado Georgetown que é tem barzinhos e restaurantes mas nada de excepcional.
Dia 17 de Março foi St.Patrick's day - santo que não conheço mas que em todo lugar é celebrado na base da cajibrina. Eu lembro que em Londres a comemoração foi grande e já vi na TV que em outros lugares o negócio pega....
Porém lá o negócio foi morno, os bares estavam preparados para celebração mas a coisa foi morna. No bar irlandês que tomamos uma cerveja, parecia festa privada....todos se conheciam, com exceção de nós. Tinha o quarter-back do futebol americano do colegial local, tinha o Brandon Watch, tinha Brenda....todo aquele pessoalzinho com cara de seriado americano. :-)
Neste período na cidade, aproveitei para conhecer a Casa Branca, o Capitólio, o memoria de Washington, o memorial de Lincoln....todos lugares muito legais...mas para ver uma vez basta! :-)
Na sexta-feira fomos para Nova Iorque de ônibus. A viagem levou 4 horas e pouquinho e o ônibus parecia quase não ter turista. Tinham quase todos esteriótipos americanos no ônibus - a cheerleader, o jogador, o branco, o negro, a japa, o gordo....muitos deles comendo e largando a sujeiro nos bancos e no chão.
O ônibus entrou em Nova Iorque ás 23:30 da Sexta-feira e nos deixou em frente a Penn Station...acho que é 6th ou 7th avenida. Eu sei que quando eu desci do ônibu, me senti o cabocro chegando na cidade grande. Caraca...que é que é aquilo !??! Um tamanho de avenida com prédios todos iluminados e altos como castelos....o povo todo na rua, parecia véspera de Natal ou enterro do Senna. As lojas abertas e o povo comprando....resolvemos pegar um taxi pois não dava conta de andar e procurar muito com aquelas malas. Os taxis iam parando na avenida e o povo deixando a porta aberta...e nisso outro povo já entrando e o taxi saindo...mai virgiii.. :-)
O hotel foi relativamente barato porém era excelentemente bem localizado...em plena Manhattan próximo a esquina da 14th com a 3rd avenida.
Com as horas e os dias passando, acostumei com a cidade - me virei muito bem sozinho por lá...andei, peguei metrô, me informei...
Achei que o transporte é excelente visto o tamanho da metropole...não vi congestionamentos parados...apenas trânsito lento. O metrô funciona muito bem, apesar de feio! Aquele metrô sujo e feio lembra muito os filmes do Charles Bronson....ele sempre pegava os malacos no metrô...ele lendo o jornal dele quietinho e o povo vinha apavorar, ai sobrava bala para todo mundo.. :-)
Tive a oportunidade de conhecer bastante coisa na cidade apesar de ser óbvio que em 3,5 dias não se conhece tudo em NYC. Muita coisa, muitas culturas diferentes em um só local, muita gente trabalhando e falando mal inglês, muito restaurante, muita loja, até que bastante mulher bonita, muito carrão grande, muita lojas de livro.. :-)
O Central Park nem é tanto quanto falam...eu acho que sou mais os parques de Londres. De vida noturna parece que Londres não chega perto de NY.
O povo do comércio e das ruas sempre tratam bem aos turistas...mas sempre falando pelo nariz (sotaque americano) :-)
Arriscamos até ir no famoso museu Guggenheim (www.guggenheim.org) onde vimos alguns quadros interessantes como 2 ou 3 Picassos e 1 ou 2 Van Gogh. Na parte de arte moderna tem umas coisas que não vejo tanta tanta arte...mas sem problemas.. :-)
Aliás, Yoko Ono tem umas coisas lá....e "vou te falar uma coisa pra vc"....o John Lennon não ensinou arte para ela não.. ;)
As compras fazem também um importante papel na ida a NY, apesar de sempre ter que resistir a tentação para não transformar uma ida a uma cidade como aquela numa ida ao Shopping-center. De qualquer forma, consegui comprar uns presentes para a Amanda já que os presentes de Natal e Aniversário estavam esperando.. :-)
Sai do aeroporto ás 16:30 da 3a. feira e com o tempo de viagem mais o fuso horário, cheguei em Bruxelas ás 8 da manhã....e fui direto pro trabalho !!! Sem dormir quase nada no avião, lá fui eu pra uma jornada de trabalho....detalhe que no horário do almoço tive que "enfrentar" o dono do apartamento antigo para inspeção do apartamento e multas que ele tava querendo cobrar...
No fim tudo foi bem....foi uma boa negociação.. :-)
No período da tarde eu percebi que tava difícil...mandei uns dois emails de trabalho que estavam com a grafia bem errada em função do sono...eu tava cochilando no computador...
Conclusão, deu 16:30 eu vazei !
Fui pra casa, tomei um banho..esperei a Amanda chegar...dei os presentes para ela, jantamos....eu escovei a dentadura e cama ! :)
Acordei hoje cedo só....e já tive mais um dia de trabalho, dessa vez bem mais produtivo. :-)
Aos poucos vou escrevendo mais sobre o que observei da cidade....as fotos logo vem ai tb ! :)
Abração,
Leandro